Transplante de sobrancelhas
O transplante de sobrancelhas envolve a remoção de folículos do couro cabeludo ou de outra parte do corpo que, em seguida, são implantados na sobrancelha para substituir os pelos perdidos. Este simplesmente é o melhor método a ser escolhida para restaurar a rarefação ou perda de cabelos nas sobrancelhas. O transplante de sobrancelhas é a solução para qualquer tipo de queda de cabelo nas mesmas, independentemente da causa. É possível até mesmo a restauração do crescimento de cabelos em áreas de cicatrizes nas sobrancelhas.
Além disso, este procedimento é uma opção de tratamento a longo prazo que aborda ativamente o problema sem ter que recorrer a medidas perturbadoras como o uso de maquiagem ou à aplicação constante de medicamentos. O cabelo implantado cresce normalmente e volta a crescer, assim como o cabelo nativo das sobrancelhas. É também um procedimento simples e minimamente invasivo que os cirurgiões podem realizar em regime ambulatorial. Não há dor ou desconforto significativo e o período de recuperação é muito rápido.
Procedimento de Transplante de Sobrancelhas
Em um transplante de sobrancelhas, o cirurgião geralmente remove o cabelo da área doadora na parte de trás do couro cabeludo, como em um procedimento normal de transplante capilar. O cabelo a ser extraído também pode vir da outra sobrancelha se for uma queda parcial de cabelo envolvendo apenas uma sobrancelha. Além disso, se não for possível adquirir folículos doadores no couro cabeludo, o cirurgião pode extrair de outras partes da pele, caso os fios sejam da mesma espessura dos fios da sobrancelha.
O transplante de sobrancelhas usando a técnica FUE envolve a raspagem parcial do local da área doadora e de onde serão extraídas as unidades foliculares. O cabelo cresce nas sobrancelhas de uma maneira diferente do cabelo no couro cabeludo. O cabelo no couro cabeludo cresce em unidades foliculares contendo de 1 até 4 fios de cabelo. As sobrancelhas, por outro lado, só têm fios individuais de cabelo. As unidades foliculares extraídas da área doadora, portanto, devem ser preparadas antes de serem implantadas nas sobrancelhas. Uma equipe especializada divide as unidades foliculares em enxertos capilares individuais (únicos) usando um microscópio de alta resolução.
FUE – Extração da Unidade Folicular
O cabelo é extraído da parte de trás da cabeça usando a Extração de Unidades Foliculares https://www.fue-hlc.com/fue-hair-transplant/ FUE. Métodos menos avançados, como FUT ou ‘método de tira’, é quando o cirurgião corta uma tira de pele, contendo os folículos capilares desejados. Esta tira é então dissecada microscopicamente para extrair unidades foliculares individuais para transplante. Em seguida, o cirurgião fecha o corte utilizando suturas.
O cabelo das sobrancelhas cresce de forma diferente em comparação com o cabelo encontrado no couro cabeludo. Os cabelos no couro cabeludo crescem em unidades foliculares que contêm 1-4 fios de cabelo. As sobrancelhas têm cabelos que crescem apenas em unidades foliculares que contêm 1 fio. Isto significa que o cabelo extraído da área doadora tem que ser preparado antes de poder ser implantado nas sobrancelhas. Uma equipe especializada divide as unidades foliculares em enxertos individuais de cabelo usando um microscópio de alta potência.
O número de enxertos preparados depende do grau de queda de cabelos das sobrancelhas e da densidade natural do cabelo. Para a restauração da queda parcial de cabelo nas sobrancelhas que pode ser consequente a cicatrizes, apenas 50-100 enxertos de cabelo são necessários.
A restauração completa de uma sobrancelha pode exigir um número de enxertos entre 400-600. O cirurgião implanta cada um desses enxertos na área pré-determinada.
Estes enxertos são inseridos um a um na área receptora devidamente delineada, considerando o ângulo e a direção de crescimento de cada folículo. Em comparação com o cabelo no couro cabeludo, os pelos das sobrancelhas tendem a crescer em um ângulo mais acentuado, em comparação com a superfície da pele.
Portanto, esse procedimento requer muita habilidade e experiência do cirurgião para garantir que o cabelo implantado pareça natural. Além disso, os enxertos de cabelo devem seguir a curva natural da sobrancelha. Para imitar a aparência de uma sobrancelha natural, também deve-se tentar colocar os enxertos capilares da sobrancelha implantada de uma forma que permita o seu crescimento em um padrão cruzado, que implica em estar especificamente certo para as porções mediais e centrais da sobrancelha.
Duração do procedimento
Devido ao fato dos enxertos capilares únicos (apenas um fio) serem cuidadosamente implantados na área receptora, o procedimento pode demorar muito tempo. O tempo gasto depende principalmente do número de enxertos de cabelo que serão transplantados e do grau de experiência do médico que a estiver realizando. Os transplantes de sobrancelhas para aumentar a densidade parcial dos cabelos das mesmas podem levar até 3 horas para serem concluídos. Para um procedimento planejado para uma restauração completa da sobrancelha, o procedimento pode levar cerca de 6 horas ou mais.
Após o procedimento
O transplante de sobrancelhas é minimamente invasivo e, portanto, tem um rápido período de recuperação. Se a raspagem da área for realizada através de uma FUE, o paciente poderá retomar as atividades normais em 48 horas. Contudo, é melhor esperar uma semana para que os sinais óbvios do procedimento desapareçam. Depois de aproximadamente 3 semanas, os pelos das sobrancelhas transplantadas começarão a cair. No entanto, eles vão começar a crescer novamente após 4 meses. Aos 6 meses, os pelos das sobrancelhas começarão a ficar visivelmente densos. Os fios transplantados nas sobrancelhas continuarão a crescer em uma proporção igual ao cabelo do couro cabeludo. Por isso, será necessário aparar as sobrancelhas regularmente a cada 2 semanas. Os resultados finais do transplante de sobrancelhas serão evidentes após 9-10 meses.
Riscos ou efeitos secundários.
Os transplantes de sobrancelhas têm riscos mínimos. Sangramento, cicatrizes e infecções são coisas muito raras. Com o uso da FUE, não haverá praticamente nenhuma cicatriz. As infecções são facilmente prevenidas através da administração de antibióticos após o procedimento. A má- qualificação profissional constitui o maior dos riscos no transplante de sobrancelhas. Um mau ângulo de implantação fará com que os pelos das sobrancelhas cresçam na direção errada, causando aparência artificial e esteticamente reprovável. Os enxertos capilares também podem ser danificados durante o procedimento ou cair devido à implantação errônea na área doadora. Também pode haver alguns pelos encravados ou desajustados na cor e textura do cabelo. Tais riscos podem arruinar o resultado de um procedimento e exigir medidas corretivas que podem onerar mais ainda para o paciente.
Custo do Transplante de Sobrancelhas
O tempo e o nível de experiência necessários para realizar com sucesso um transplante de sobrancelhas, significa que pode ser muito caro. Isto continua a ser verdade, mesmo que o número de enxertos capilares utilizados seja pequeno em comparação com os transplantes capilares normais. O número de enxertos capilares transplantados durante o procedimento é geralmente o principal determinante do custo.
As sobrancelhas têm importância fundamental para estética facial. Contudo, muitas vezes subestimamos a forma como as sobrancelhas definem a nossa aparência e nos ajudam a expressar as nossas emoções. Somente quando se perdem as sobrancelhas é que percebemos a sua importância na estética facial e na expressão de emoções. Uma pessoa sem sobrancelhas definitivamente atrai mais atenção negativa que uma pessoa calva. Embora o uso de maquiagem e outros tratamentos cosméticos similares seja útil a curto prazo, eles não resolvem a raiz do problema, como no caso de um transplante. Por isso o transplante de sobrancelhas está se tornando uma opção de tratamento cada vez mais
Causas da perda de sobrancelhas
A causa mais comum da perda de pelos nas sobrancelhas é a depilação excessiva. Moldar as sobrancelhas através da depilação é uma forma relativamente segura e comum de manter as sobrancelhas simétricas. Infelizmente, a depilação excessiva das mesmas áreas capilares no interior das sobrancelhas, leva ao enfraquecimento e a danificação dos folículos capilares. Isto pode levar à queda permanente dos pelos.
Depilar os pelos das sobrancelhas também pode levar a infecções, afetando poros mais vulneráveis à infecção bacteriana. Uma infecção pode causar mais queda de pelos. Desinfetar previamente a pinça é essencial para reduzir o risco de alguma infecção. A depilação das sobrancelhas também pode causar problemas se os pelos não forem removidos corretamente. Nesses casos, a pele pode crescer sobre os poros, impedindo o crescimento adequado dos pelos. Os pelos crescerão sob a pele, formando pelos encravados.
Quimioterapia
Muitos medicamentos da quimioterapia causam a queda de cabelo. Esta queda de cabelo envolve pelos do corpo, couro cabeludo, sobrancelhas e cílios. A queda de cabelo ocorre algumas semanas após o início da quimioterapia. Felizmente, esse tipo de queda de cabelo é algo temporário e o crescimento do cabelo retornará semanas ou meses após a interrupção do tratamento.
Lesão Facial
As lesões que ocorrem no rosto são outra causa comum da perda de pelos nas sobrancelhas. Queimaduras, traumas químicos e lesões físicas podem causar a formação de cicatrizes nas sobrancelhas. Estas cicatrizes vão impedir o crescimento dos pelos, levando a uma rarefação nas sobrancelhas.
Deficiência Nutricional
Os cabelos precisam de nutrientes para o crescimento, fortalecimento e manutenção, tal como qualquer outro órgão ou parte do corpo. A falta dos nutrientes necessários, portanto, leva a mudanças diversas no processo de crescimento e aparência dos cabelos. Estes efeitos podem se estender até as sobrancelhas, levando a uma diminuição ou perda de pelos. A seguir estão alguns nutrientes cujas deficiências afetam significativamente os cabelos:
- A biotina é possivelmente a vitamina mais importante envolvida no crescimento dos cabelos. Fortalece, condiciona e previne a queda. Outras vitaminas do complexo B, como a B6 e a B12, promovem a circulação sanguínea e a formação de glóbulos vermelhos, promovendo assim o crescimento dos cabelos. As fontes de vitaminas B incluem vegetais verdes, grãos inteiros e carne.
- Ferro: Este mineral é essencial para o transporte de oxigénio no sangue. O oxigênio, por sua vez, desempenha um papel em muitos processos metabólicos do nosso corpo, incluindo o crescimento dos cabelos. O ferro, portanto, tem um papel importante na manutenção do crescimento dos cabelos. Exemplos de fontes alimentares de ferro são os espinafres, o fígado e a carne vermelha.
- O zinco desempenha um papel importante em processos essenciais como a divisão celular, regulação dos níveis hormonais, absorção de outros minerais e síntese de proteínas. Praticamente todos estes processos ocorrem durante o crescimento dos cabelos, pois a perda dos mesmos é frequentemente um sintoma comum da deficiência de zinco. Podemos encontrar zinco em aves, carne vermelha, fígado e ovos.
- Os ácidos graxos como o ômega 3 são úteis para hidratar os cabelos, mantendo os mesmos saudáveis. Ômega-3 pode ser encontrado em peixes gordurosos, como o salmão.
Eflúvio Telógeno
Esta é uma forma temporária de queda de cabelo que ocorre devido a uma interrupção no ciclo normal de crescimento dos cabelos. Um evento físico ou emocional de características estressantes, desequilibra o corpo e comumente desencadeia esta condição. Certos medicamentos ou condições de saúde também podem causar eflúvios telógenos. A queda de cabelo ocorre de forma relativamente rápida e pode envolver as sobrancelhas em casos graves ou crônicos. Uma vez que o estímulo estressante cessa, o crescimento do cabelo normalmente recomeça após alguns meses.
Hipotireoidismo
Uma deficiência hormonal da tireoide também pode ser uma causa de queda de pelos nas sobrancelhas. A glândula tireoide controla a taxa metabólica, o uso de fontes de energia e a síntese de proteínas no organismo. Falhas nesta glândula resultam numa multiplicidade de sintomas, incluindo fadiga crônica, aumento de peso e perda de cabelos no couro cabeludo, bem como nas sobrancelhas.
Alopecia Areata
Esta é uma condição autoimune crônica em que o sistema imunológico ataca os folículos capilares causando queda de cabelos acompanhada de inflamação. Geralmente aparece no couro cabeludo no início, mas pode afetar qualquer região que possua cabelos, incluindo as sobrancelhas. Os médicos normalmente usam corticosteroides para tratar a alopecia areata