Transplante de Barba
TRANSPLANTE CAPILAR COM PELOS DA BARBA
Para o aumento da densidade da barba, a Clínica HLC quer de informar os princípios gerais que devem ser considerados para todos os pacientes antes de um transplante utilizando os cabelos (Pelos) barba:
Para muitos homens, as razões para o crescimento irregular ou inexistente da barba são muitas – desde genética ao estresse, à alopecia areata e aos desequilíbrios hormonais. Mas, não importa o motivo, os homens que estão insatisfeitos e desejam ter uma barba densa não precisa perder as esperanças. Nós temos a solução.
O fato é que existem muitos métodos para corrigir uma barba irregular ou com pouca densidade, incluindo transplantes de barba, Um transplante de barba é semelhante a um transplante de cabelo realizado no couro cabeludo.
Não perca as esperanças
Vamos dar uma olhada mais de perto nos transplantes de barba, incluindo como eles funcionam, sua eficácia e até mesmo o que o futuro reserva. Também veremos outras maneiras de corrigir uma barba irregular, mas nosso foco estará nos transplantes de barba.
O QUE É UM TRANSPLANTE DE BARBA?
Transplante de barba antes
Um transplante de barba é exatamente o que o nome sugere: pelo retirado de outra parte do corpo implantado no rosto para criar o estilo de barba a sua escolha. Os transplantes capilares geralmente trazem a mente o método usado para tratar a calvície, mas os transplantes de barba aumentaram em popularidade nos últimos anos.
Pesquisas da Sociedade Internacional de Cirurgia de restauração Capilar (ISHRS) e outros relatam que transplantes de pelos faciais são o terceiro tipo mais popular de transplantes capilares do mundo, ficando atrás apenas dos transplantes de couro cabeludo e sobrancelhas. Um artigo publicado pela ISHRS relata que o público deste tipo de transplante encontra-se particularmente em homens entre 26 e 40 anos.
POR QUE UM TRANSPLANTE DE BARBA? POR QUE O AUMENTO EM POPULARIDADE?
As razões são inúmeras, incluindo o desejo de muitos homens em ter um visual mais masculino e viril. Outros homens acham que barbas refletem sabedoria. Já outros desejam uma barba legal por motivos estéticos mesmo, por acharem mais bonito.
A barba tem um lugar de destaque na cultura moderna e para alguns homens, que não conseguem deixa-la crescer ou mesmo naqueles que apresentam falhas ou densidade baixa, um transplante é uma opção de alcançar o visual almejado.
Por que um Transplante de Barba?
As maneiras mais eficazes de fazer crescer uma barba são Minoxidil ou um transplante de barba.
Minoxidil
O Minoxidil foi inicialmente usado para tratar pressão alta. Muitos usuários iniciais descobriram um interessante efeito colateral com Minoxidil: ele causava crescimento de pêlos. A Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (FDA) aprovou o Minoxidil como um produto de crescimento capilar em 1988.
pós-operatório de transplante de barba, transplante de barba a barba
Enquanto cientistas ainda não saibam a razão exata pela qual Minoxidil causa crescimento capilar, eles sabem que é um abridor dos canais de potássio que estimula a circulação sanguínea nos folículos capilares. Uma melhor circulação significa que mais hormônios e nutrientes chegam às raízes do pêlo, o que, por sua vez, estimula o crescimento capilar.
pós-operatório de transplante de barba, transplante de barba a barba
Minoxidil também estimula a enzima prostaglandina síntese 1 via sistema imunológico; os cientistas especulam há anos que há uma conexão entre perda de cabelo e o sistema imunológico.
Minoxidil é efetivo para muitos homens que desejam deixar a barba mais cheia, mas não sem algumas desvantagens. Por um lado, pode causar um aumento da densidade do pêlo em outras partes do corpo. Também pode causar pele seca e pressão arterial baixa (mas não deve nunca ser usado como substituto de um medicamento para a pressão arterial prescrito por um médico). Alguns usuários reclamaram sobre ganho de peso após começarem a utilizar Minoxidil, mas se o Minoxidil foi a causa para o ganho de peso está aberto a debate.
Outra potencial desvantagem de usar Minoxidil para crescer a barba é que é recomendado que você aplique duas vezes por dia – o que é inconveniente para muitos homens.
Transplantes de Barba
Vamos nos aprofundar nos transplantes de barba, que representam uma maneira mais eficaz de fazer a barba crescer ou obter uma barba espessa.
Então, como isso funciona?
- O pelo utilizado nos transplantes de barba são retirados na maioria das vezes da área abaixo da mandíbula.
- O cabelo da região posterior da cabeça difere em estrutura e diâmetro do cabelo da barba preexistente, tornando mais difícil combiná-lo com o pelo facial. Porém caso não haja pelos suficientes na área abaixo do queixo/mandíbula, pode-se optar por cabelos do couro cabeludo e até mesmo da região do tórax (peito). Inclusive os pelos do peito costumam dar mais densidade à área da barba que os pelos do couro cabeludo.
- Para obter uma densidade de barba com aparência natural, pode ser necessário o uso de um grande número de enxertos. Uma média de 4.000 a 7.000 folículos capilares estão disponíveis para uso, porém sempre temos que ficar atentos que o pelo removido de uma área acaba por depletar as reservas finais de folículos capilares disponíveis para futuros transplantes.
O Procedimento
Um transplante de barba envolve um processo bem simples no qual folículos capilares são removidos (de baixo do queixo ou da parte de trás da cabeça) e então transplantados em áreas sem pêlos na área da barba. A diferença entre um transplante de barba e um transplante de cabelo é que os médicos fazem pequenas incisões ao transplantar o cabelo para o couro cabeludo.
Transplantes de pêlos faciais também não são apenas para barbas. Seja seu bigode, costeletas ou cavanhaque, os transplantes lhe ajudarão a alcançar a aparência desejada. Não, independente do tipo de procedimento que você escolher, o cirurgião deve primeiro avaliar a consistência do pêlo na área receptora com uma área do corpo que seja uma área doadora adequada.
Os novos pêlos crescem como pêlos faciais normais, com textura e características similares. Você pode barbear o novo pêlo como faria com qualquer pêlo do rosto ou deixá-lo crescer até um comprimento semelhante ao folículo piloso nativo. Uma vez transplantado, os novos pêlos são extremamente difíceis de serem distinguidos dos pêlos faciais naturais.
Pode ser realizado dois tipos de extração de pelos da área doadora:
Follicular Unit Extraction (FUE) e Follicular Unit Transplantation (FUT) são os dois principais tipos de transplante capilar, incluindo transplante de barba. Ambos se referem a uma técnica pela qual os cirurgiões removem os pêlos da área doadora.
FUE
Em um procedimento de transplante FUE, cada enxerto de cabelo é removido individualmente da região doadora e coletado através de pequenas incisões circulares em uma área maior, com pequenas cicatrizes brancas posteriores, quase imperceptíveis.
É o método mais comum de transplante de barba e o que realizamos em nossa clínica.
FUT
Em um procedimento de transplante FUT, uma pequena tira de tecido é removida da área doadora por meio de um processo de dissecção microscópica. As bordas da ferida são fechadas/suturadas, restando uma cicatriz no local.
As Vantagens do FUE em transplantes de barba:
Os procedimentos FUE são populares hoje em dia por causa dos avanços tecnológicos e das ferramentas cirúrgicas utilizadas. Além disso, há várias vantagens em se submeter a um procedimento FUE, como por exemplo:
- FUE não deixa uma cicatriz linear como os transplantes FUT.
- O tempo de cicatrização é mais rápido, com os pacientes podendo retornar à atividade física regular com relativa rapidez.
- FUE é preferido para a extração de pelo de áreas doadoras que são mais suscetíveis a cicatrizes alargadas devido à frouxidão da pele.
- As minúsculas cicatrizes brancas deixadas pelo procedimento FUE são difíceis de ver. As cicatrizes costuma cobrir uma área maior da região doadora em comparação aos transplantes FUT, porém são muito menos perceptíveis.
- Conforme descrito acima, acaba sendo também uma melhor opção para pacientes com maior risco de cicatrizes na área doadora (embora em tal situação deva se considerar o risco/benefício).
O PRÉ-OPERATÓRIO
As recomendações são muito semelhantes a qualquer tipo de transplante capilar, a saber:
- Evitar uso de medicações como aspirina, antiinflamatórios e de certas vitaminas/polivitamínicos alguns dias antes.
- Evitar ingesta de bebidas alcoólicas dias antes.
- Evitar exposição solar excessiva dias antes.
- Abster-se de fumar uma semana antes até uma semana após o procedimento.
- Abster-se de fumar uma semana antes do e uma semana após o procedimento melhora o processo de cicatrização.
- Ingerir vitamina C diariamente por ao menos 1 semana antes do procedimento ajuda no processo de cicatrização.
O DIA DO PROCEDIMENTO
- Evitar ingesta de café ou outras bebidas com cafeína, pois aumentam o sangramento e a sensibilidade a algum tipo de medicações que porventura possam ser utilizados na cirurgia.
- Tomar as medicações rotineiras conforme orientado pelo seu médico.
- Dependendo do tipo de sedação, é recomendável evitar dirigir após o procedimento.
O PÓS-OPERATÓRIO
- Sempre informar ao médico sobre alergias a medicações que porventura tenham sido prescritas.
- Antibióticos tópico/via oral podem ser prescritos para prevenir infecções.
CUIDADOS COM AS ÁREAS TRANSPLANTADAS
- Uma semana a 10 dias após o transplante, já pode voltar a se barbear.
- Os sinais de ter se submetido ao transplante normalmente desaparecem dentro de 5-7 dias. A maioria das pessoas só notará o crescimento de seu novo cabelo e talvez uma leve descamação. Alguns pacientes relatam vermelhidão prolongada.
- Pequenas crostas se formarão no local do enxerto, mas tendem a cair dentro de 4-6 dias. Pode esfregar suavemente após 1 semana, a menos que isso cause algum desconforto ou sangramento.
- Evitar molhar as áreas transplantadas, se possível nos 5 dias imediatamente após o procedimento. Após isso, pode lavar o rosto normalmente e retomar a rotina completa de exercícios.
- O procedimento FUE não envolve sutura, então você não precisará remover os pontos ou deixá-los se dissolver por conta própria.
- Pode acontecer de sentir alguma dormência/formigamento. Isso é comum e pode durar várias semanas, resolvendo-se por conta própria.
- O cabelo crescerá como pelos normais da barba.
EFEITOS COLATERAIS DO TRANSPLANTE DE BARBA
Os efeitos colaterais resultantes da cirurgia de transplante de barba são relativamente pequenos e fáceis de tratar. Entre os mais comuns, destacam-se:
- coceira e irritação/vermelhidão;
- dor;
- inchaço nas áreas tratadas;
- Crostas temporárias.
A boa notícia é que os pacientes com transplantes de barba devem notar melhorias nos efeitos colaterais a cada dia após o procedimento. O inchaço e a vermelhidão costuma diminuir em uma semana. Embora o paciente possa esfregar suavemente as crostas após uma semana, deve fazer com muito cuidado (ou não fazer). As crostas são partes naturais do processo de cicatrização.
Algumas atividades devem ser evitadas para ajudar ou não atrapalhar o processo de cicatrização, como:
- exposição direta à luz solar;
- uso de anticoagulantes e medicamentos similares;
- evite atividade físicas extenuantes;
- natação;
- banheiras de hidromassagem e saunas;
- tabagismo;
- não é recomendado barbear a área transplantada por pelo menos 10 dias após o procedimento.
POR QUE O PELO TRANSPLANTADO CAI?
O pelo transplantado começa a cair cerca de 2 – 3 semanas após a cirurgia e isso é normal. Tal processo é temporário e logo um novo pelo crescerá na região transplantada. Isso acontece com o transplante capilar no couro cabeludo também
POSSO SER UM DOADOR DE BARBA PARA OUTRA PESSOA?
A resposta é não. Primeiro porque o transplante só pode ser realizado de forma autóloga e segundo porque seria muito difícil encontrar uma combinação perfeita de barba de uma pessoa para outra.