Regressão da Hairline
Como evitar o recuo da linha frontal?
A linha frontal do cabelo recuada vista em homens é causada por uma forma de queda de cabelo chamada alopecia androgenética ou calvície de padrão genético masculino. É a forma mais comum de perda de cabelo e a maioria dos homens irá experimentar algum grau de calvície de padrão genético masculino em algum momento de suas vidas.
Para alguns homens, um recuo da linha do cabelo é apenas o começo. A queda de cabelo pode se estender sobre a coroa da cabeça e apenas deixar uma área de crescimento em forma de ferradura nos lados e atrás da cabeça, o que é característico da calvície masculina avançada. Para alguns, a maior parte do cabelo do couro cabeludo pode ser perdida. Mas o que causa exatamente este tipo de calvície?
Segue abaixo um trabalho publicado por nossos parceiros turcos.
Linha Capilar Frontal Masculina
Dr. AKIN G *, Dr. Özgür O *, Dr. Elif, Dr. Cengiz *, SEN ESMER T **, ESMER AF *** HAIRLINE CLINIC, Ancara, Turquia ** Departamento de Anatomia, Universidade de Ankara Medical School, Turquia
Introdução: Apesar de não ser conhecida como uma condição de risco de vida, a queda de cabelo tem sido considerada um dos mais importantes problemas estéticos conhecidos pela humanidade. Muitas pessoas com perda de cabelo sofrem de falta de confiança, ansiedade e medo de que a sua primeira impressão nas pessoas seja afetada pelo seu problema. Até o momento, não há diretrizes descritivas ou pesquisas sobre morfometria capilar na população turca onde o estudo foi feito.
A largura e o comprimento das entradas foram de 18,94 mm e 11,85 mm. O comprimento da profundidade frontotemporal foi de 39,50mm para o lado direito e 38,83mm para o lado esquerdo e os ângulos eram de 66º para ambos os lados. Também foram determinados os tipos mais proeminentes de linha capilar em linhas retangulares (55,1%) e em forma de M (42,8%) (Figura 2). Apenas 2,2% dos homens têm linhas de cabelo redondas. Todos os resultados morfométricos podem ser encontrados na tabela 1
Conclusão: Concluímos que as linhas finas retangulares e em forma de M assemelham-se a uma aparência mais masculina. Com os resultados de nossa pesquisa, acreditamos que os transplantes capilares serão realizados com mais sucesso nos pacientes.
A razão para a linha do cabelo recuar, alopecia androgenética:
A alopecia androgenética é uma forma de queda de cabelo causada por predisposição genética hereditária e envelhecimento. Este tipo de queda de cabelo é causado pela ação dos hormônios masculinos nos folículos pilosos, razão pela qual é tão comum nos homens em comparação com as mulheres.
No corpo, a testosterona é convertida em dihidrotestosterona (DHT), que é mais potente que a testosterona. DHT, em seguida, liga-se aos receptores nos folículos pilosos no couro cabeludo para causar calvície. DHT faz com que os folículos pilosos encolham, encurtando a fase de crescimento do cabelo antes de ser substituído. Níveis aumentados de DHT reduzem progressivamente a fase de crescimento, fazendo com que o cabelo encolha em comprimento e espessura em cada ciclo de cabelo sucessivamente.
Eventualmente, os cabelos tornam-se tão miniaturizados que não atingem a superfície do couro cabeludo, causando uma aparência de calvície. Aqueles que estão geneticamente predispostos a alopecia androgenética têm muitas vezes folículos pilosos que são muito sensíveis ao efeito da DHT. Sendo esse o caso, os níveis hormonais masculinos não têm de ser elevados para afetar os folículos pilosos. É por isso que a alopecia androgenética também afeta as mulheres, apesar de terem níveis muito baixos de hormônios masculinos que circulam na sua corrente sanguínea. Nas mulheres, a alopecia androgenética não ocorre com o recuo da linha anterior do cabelo, mas sim, com uma queda de cabelo difusa, irradiando do topo da cabeça enquanto mantém a linha do cabelo.
Soluções para o recuo da linha do cabelo
A boa notícia é que a queda de cabelo devido à alopecia androgenética pode ser controlada ou mesmo revertida. Algumas drogas como o Minoxidil e a Finasterida têm sido amplamente aceitas como as drogas de escolha para o tratamento da calvície de padrão genético masculino. Minoxidil estimula e mantém o crescimento do cabelo, enquanto a Finasterida previne a conversão de testosterona em DHT no corpo.
Estas drogas são muito eficazes nas fases iniciais da perda de cabelo, mas não parecem ajudar quando os folículos pilosos foram miniaturizados e inativos por muito tempo. Além disso, estes medicamentos requerem uso constante e uma vez que você parar de tomá-los, a perda de cabelo recomeça rapidamente. Portanto, esses medicamentos não podem ser comparados ao transplante capilar como solução a longo prazo.
Transplante capilar para corrigir retrocesso da linha anterior do cabelo?
O transplante capilar FUE está ganhando cada vez mais atenção entre a população masculina. É um método permanente para substituir o cabelo perdido, que realmente se bem feito fica totalmente natural, em vez do temido “cabelo de boneca” associado a métodos realizados no passado. FUE é um procedimento minimamente invasivo que transplanta unidades foliculares da área doadora para a área calva. Uma vez que o cabelo na área doadora é naturalmente resistente ao processo de calvície, você não precisa se preocupar com a calvície após o procedimento.