Tratamento PRP

Home / Tratamento PRP

Tratamento PRP

A terapia que utiliza plasma rico em plaquetas (PRP) é um tratamento não-operatório que é muito usado para condições musculoesqueléticas, como artrite e entorses.Tem uma receptividade muito positiva em atletas. Esse procedimento é usado para tratar uma infinidade de lesões esportivas, incluindo entorse de tornozelos e distensão crônica do tendão. Apesar da publicidade que recebe, ainda há muita controvérsia sobre a eficácia real do PRP. Mas alguns estudos mostraram resultados promissores no tratamento de distensão crônica de tendões, principalmente para a área no cotovelo.

Como funciona o tratamento PRP?

As plaquetas promovem a coagulação e evitam a perda excessiva de sangue. Um fato pouco conhecido é que as plaquetas também contêm proteínas, chamadas de fatores de crescimento, que recrutam novas células. Essas células ajudam a recuperar os tecidos corporais e aceleram a cicatrização. A ideia da PRP é aumentar a concentração de plaquetas no sangue a fim de aumentar a taxa de cicatrização nos músculos, tendões e ligamentos.

O sangue é extraído do paciente e processado em uma centrífuga para preparar o plasma rico em plaquetas (PRP). O processo de centrifugação é realizado através de uma rotação de alta velocidade, que separa as plaquetas de outras células para aumentar a sua concentração. Logo após, é realizada a injeção dessas plaquetas no paciente. Existem kits de PRP que ajudam no preparo e administração repetitiva da terapia. Existem vários tipos de kits, que depende do método de coleta e concentração das plaquetas. Se você se sentir confortável, pode até mesmo usar esses kits em casa e administrar a terapia PRP por conta própria.

Os procedimentos de PRP estão sendo testados para tratar a queda de cabelo. Pesquisas mostram que injeções regulares de PRP podem prolongar o ciclo de crescimento dos folículos capilares. Cada injeção de PRP é administrada em áreas específicas do couro cabeludo. Os pacientes recebem uma injeção mensal de PRP nos primeiros três meses do seu tratamento. As injeções passam a ser aplicadas a cada dois meses para o período restante. Certos fatores pessoais, como idade e taxa de perda de cabelo, influenciarão no número de sessões necessárias. Em alguns casos, pacientes podem receber injeções por até dois anos para maximizar os efeitos do PRP.

PRP para o tratamento da calvície

O PRP está ganhando popularidade já que apresenta claras vantagens sobre outros métodos de tratamento. É uma solução considerada de longo prazo, onde não é necessário tomar medicamentos como minoxidil e finasterida para manter o efeito do crescimento de cabelo prolongado.

Além disso, a administração de PRP é um procedimento que não precisa de cirurgia. Assim você não precisa lidar com as potenciais cicatrizes e longo período de recuperação, que é comum em outros tipos de tratamento. Também não existem outros efeitos secundários indesejados, apenas uma pequena dor no momento da injeção. Até porque é o seu próprio sangue que está sendo reintroduzido em seu couro cabeludo. A terapia com PRP é uma maneira de usar os componentes naturais do seu próprio corpo para ajudar na recuperação da queda de cabelo.

Existem alguns cuidados que você deve observar para que possa receber esse tratamento. Se você tem uma doença autoimune que está causando a perda de cabelo, como o lúpus, este tratamento não é recomendado, já que essas condições continuarão a causar perda de cabelo após o procedimento. Medicamentos antiplaquetários ou anticoagulantes são outros fatores a serem considerados. Esses medicamentos reduzem a eficácia das injeções de PRP. Além disso, este procedimento tem uma eficácia maior quando é utilizado ainda no começo da calvície. A terapia com PRP pode não induzir o crescimento de cabelo em folículos que estão inativos há muitos anos, e o custo-benefício pode ser muito baixo nesses casos.

Nos Orgulhamos de Sermos Membros