Calvície

Home / Calvície

Calvície

O que é a Calvície?

A calvície, também chamada de queda de cabelo ou alopecia, é um problema muito comum e que afeta inúmeras pessoas do mundo todo. Só nos EUA, cerca de 35 milhões de homens e 21 milhões de mulheres sofrem com a queda de cabelo por ano. A alopecia é uma condição que causa queda de cabelo considerável, e o cabelo que cai não cresce de volta. Existem vários tipos de queda de cabelo que se manifestam de formas diferentes. Mas não se assuste: se você acha que perdeu muito cabelo durante uma escovação, isso não quer dizer que você sofre de alopecia. Podemos perder até 100 fios de cabelo diariamente, que serão substituídos ao longo do tempo. Mas se perceber que está com muitas manchas no couro cabeludo ou se o cabelo está mais fino que o normal, então você pode estar sofrendo de uma condição que cause a queda de cabelo.

A alopecia pode ser causada por muitos motivos, que variam de fatores genéticos à causas ambientais. A alopecia androgenética, que é o tipo mais comum de queda de cabelo, está relacionada a fatores genéticos incontroláveis e ao processo geral de envelhecimento. Essa forma de calvície progressiva afeta homens e mulheres em todo o mundo.

Além da alopecia androgenética, existem outras formas de queda de cabelo, como a alopecia areata, eflúvio telógeno e alopecia cicatricial.

De maneira curiosa, o fenômeno da perda de cabelo carrega conotações diferentes dependendo do gênero afetado. Em mulheres, os resultados da queda de cabelo são devastadores, mas nos homens é visto como uma infeliz consequência do envelhecimento. Isso mostra que a queda de cabelo possui gravidade e prevalência diferente para homens e mulheres. Independente do gênero e da natureza da sua queda de cabelo, um evento desse tipo pode parecer interminável e angustiante.

Queda de cabelo em homens

Male pattern Hairloss

Padrão  da calvície masculina

O tipo mais comum de queda de cabelo é a calvície masculina, responsável por mais de 95% da queda de cabelo em homens. Aos 60 anos, 65% dos homens já apresentam queda de cabelo perceptível. A queda de cabelo nas famosas “entradas” e o afinamento ou perda de densidade na região da coroa são características da calvície masculina. Em algumas pessoas, esse fenômeno progride gradualmente para a calvície completa, mas isso não é tão comum.

Esse tipo de queda de cabelo é hereditário, onde os indivíduos afetados acabam herdando folículos capilares com sensibilidade genética ao hormônio masculino dihidrotestosterona (DHT). Quando um folículo capilar é sensível à DHT, ele encolhe e eventualmente morre, resultando em calvície.

Além da alopecia androgenética, a queda de cabelo pode acontecer por outras causas. Alguns tipos de alopecia podem surgir como sintoma de outras condições ou tratamentos, como infecções graves, quimioterapia, reações adversas a medicamentos e até mesmo estresse extremo. Mas a probabilidade é muito baixa de que a calvície masculina seja causada por outros fatores além da alopecia androgenética hereditária.

Queda de cabelo em mulheres

Female Hairloss Pattern
Calvície feminina

Assim como na calvície masculina, a causa mais comum para a queda de cabelo em mulheres também é a alopecia androgenética. As particularidades e causas desse tipo de queda de cabelo é diferente da calvície masculina. A perda de cabelo ocorre de maneira mais difusa, com uma menor quantidade de cabelo na coroa e na parte frontal. As mulheres geralmente notam um afinamento, ou perda de densidade, a partir do terço superior até a metade do couro cabeludo. A perda de cabelo é gradual e leva muitos anos até que seja notável e perceptível.

A calvície feminina também é hereditária e se deve à ação do DHT sobre os folículos capilares. Os folículos capilares ficam mais sensíveis ao DHT, mesmo que os níveis de hormônios masculinos sejam baixos. Aliás, a queda de cabelo se torna mais pronunciada durante a menopausa, que é quando os níveis de hormônios femininos são alterados. Assim, a quantidade de hormônios masculinos presente nas mulheres, que normalmente é pequena, ganha maior presença.

Além da alopecia androgenética, existem outras condições bem comuns e que são responsáveis pela queda de cabelo nas mulheres. A mais notável é o eflúvio telógeno, que ocorre quando o corpo passa por uma situação traumática e estressante, como um parto ou desnutrição extrema. Nesse caso, o cabelo começa a crescer novamente assim que a situação é resolvida.

Nos Orgulhamos de Sermos Membros