Depois de investir dinheiro e tempo em um transplante capilar, queremos que a cirurgia seja a mais bem-sucedida possível e que o cabelo cresça com o seu maior potencial. Existem muitos produtos químicos nos cigarros e na fumaça do cigarro que podem danificar os vasos sanguíneos na superfície da pele. Muitas pessoas que desejam se submeter a um transplante de cabelo geralmente se perguntam se podem fumar após o procedimento.
Fumar causa um acúmulo de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos, conhecido como arterioesclerose. A nicotina nos cigarros faz com que os vasos sanguíneos se estreitem e vasos sanguíneos contraídos impedem a chegada do sangue e, consequentemente, de oxigênio à superfície cutânea de maneira adequada. Isso pode aumentar o tempo de cicatrização, aumentando o risco de infecção e de cicatrizes ruins, assim como impedir o desenvolvimento dos folículos capilares implantados, influindo no resultado. Logo, você deve evitar fumar após uma cirurgia de transplante capilar.
O ideal é parar de fumar nas semanas anteriores ao transplante, não só porque leva a um maior sangramento durante a cirurgia (dificultando o trabalho do médico e aumentando o tempo cirúrgico) e após a cirurgia (o que resulta em mais hematomas), como também para garantir os melhores resultados possíveis posteriormente.
Fumar também causa inflamação no couro cabeludo, o que leva a um aumento da sensibilidade em torno dos enxertos e a um tempo de cicatrização mais lento após a cirurgia.
Quanto tempo após o transplante capilar posso começar a fumar?
O ideal é que não voltasse a fumar. Porém, caso esse não seja o intuito, recomenda-se esperar ao menos 4-6 semanas após a cirurgia para voltar a fumar. Quanto mais você demorar para fumar, mais chance dará ao seu corpo de registrar o procedimento e o novo cabelo crescerá em todo o seu potencial.