Nosso cabelo é talvez o fator mais importante da nossa aparência. Um simples corte de cabelo pode mudar nossa aparência e como nos sentimos e afetar tremendamente nossa autoconfiança. A calvície e o cabelo fraco ou ralo podem ter um efeito prejudicial em nossa saúde mental porque podem afetar adversamente a forma como nos percebemos e como os outros nos percebem.
Transplante capilar DHI x FUE
Os dois melhores métodos para restaurar os cabelos são o Implante Capilar Direto (DHI) e a Extração da Unidade Folicular (FUE).
Qual a diferença entre DHI e FUE?
A Extração da Unidade Folicular (FUE) é realizada coletando grupos de folículos pilosos saudáveis de uma área doadora (geralmente na parte atrás da cabeça – região occipital). Esses folículos recém-coletados são então implantados nas áreas calvas ou com queda de cabelos. Os folículos pilosos são cuidadosamente extraídos usando uma ferramenta especial que faz pequenos orifícios na pele. O resultado final pode parecer completamente natural, com pouco trauma no couro cabeludo, tanto na área doadora quanto na área receptora. A quantidade mínima de cicatrizes também ajuda em um tempo de recuperação mais rápido.
Benefícios do FUE
O transplante capilar FUE resultará em melhores resultados e geralmente apresenta uma porcentagem maior de crescimento capilar (taxa superior a 90%).
Outra vantagem é que as incisões variam apenas de 0,7 a 1 mm, o que melhora a velocidade de recuperação.
Os pacientes podem lavar os cabelos normalmente em até 24 horas após o procedimento. Não há necessidade de esperar 7 dias como em outros métodos de transplante capilar mais antigos.
Também é possível usar o método FUE para implantar folículos pilosos em outras áreas além do couro cabeludo, onde há queda de cabelo, como sobrancelhas, bigodes, barbas e costeletas.
No entanto, o FUE também apresenta algumas desvantagens. O procedimento FUE requer um alto nível de habilidade técnica para um resultado bem-sucedido. Isso porque o procedimento requer habilidade e sutileza no uso de alicates e fórceps. Se não houver cuidado, o cabelo e suas células radiculares podem sofrer traumas, o que leva a uma menor chance de sobrevivência do folículo piloso.
O que é DHI?
O Implante Capilar Direto (DHI) é uma versão moderna do FUE que recentemente recebeu mais atenção de pessoas que procuram tratamentos para queda de cabelo. O DHI é realizado de forma semelhante ao FUE, onde o médico remove os folículos capilares de uma área doadora no couro cabeludo e os implanta em uma área onde há perda de cabelo. A diferença é que, ao invés de implantar manualmente cada folículo capilar, o método DHI usa uma ferramenta especial em forma de caneta (implanter) que corta a pele e implanta os folículos capilares ao mesmo tempo. Esse procedimento acaba sendo muito mais rápido, pois não há necessidade de fazer os enxertos na pele e o implante separadamente, o que agiliza drasticamente o procedimento.
Benefícios do DHI
O DHI pode ser feito rapidamente, pois realiza duas tarefas separadas ao mesmo tempo, o que leva a um tempo de recuperação mais rápido. Não há necessidade de esperar 7 dias, ao contrário de outros métodos de transplante capilar. Os pacientes podem lavar os cabelos um dia após o procedimento. O tempo de recuperação também é bastante aumentado porque a ferramenta de implantação faz pequenas incisões de apenas 0,5-0,9 mm. O resultado final também é mais natural, pois o médico pode controlar a direção, a profundidade e o ângulo do cabelo.
Porém, este método de transplante de cabelo é adequado apenas para pacientes com calvície leve a moderada e não será adequada para pacientes com casos mais avançados de perda de cabelo. Em casos mais graves de calvície, o médico recomendará outros métodos além do DHI.
DHI vs FUE: qual o melhor?
Cada tipo de método é usado em diferentes cenários e cria aparências diferentes. Ambos são métodos igualmente eficazes para tratar a queda de cabelo, mas existem algumas diferenças sutis. O DHI é recomendado apenas para pacientes com 35 anos ou menos, com casos menos graves de perda de cabelo, o que leva a uma maior chance de sucesso.
O FUE é seguro e eficaz e pode ser realizado em áreas muito maiores do que o DHI, que é limitado a um número máximo de 4.000 enxertos de pele. É por isso que o DHI é adequado para tratar áreas menores de queda de cabelo, enquanto o FUE é o método preferido para tratar áreas maiores.
Os períodos de recuperação entre os dois métodos são semelhantes. Na maioria dos casos, os pacientes podem esperar que o cabelo implantado caia após 1-2 meses, mas volte a crescer gradualmente em 3-4 meses. Após 1-2 anos, você pode esperar o resultado final do transplante.
Existem algumas diferenças de custo entre os dois procedimentos. No FUE, por ser mais trabalhoso e exigir mais tempo do cirurgião, o custo pode ser maior do que o método DHI. Além do que o paciente pode requerer mais de uma sessão, o que encarece o transplante no total.