Há muito pouca informação cientificamente fundamentada sobre o transplante capilar. Abaixo, iremos detalhar o processo de crescimento dos cabelos transplantados.
O que afeta o crescimento do cabelo após o transplante?
O enxerto de folículos em um novo local e a taxa de crescimento de uma nova linha do cabelo dependem da implementação das recomendações do médico. Quanto mais cuidadosamente o paciente seguir os procedimentos prescritos, mais rápido o crescimento do cabelo começa após o transplante. Considere os requisitos básicos que devem ser seguidos à risca após o transplante:
- Não lave o cabelo no primeiro dia após o procedimento – Os folículos pilosos são inseridos no couro cabeludo através de pequenas incisões. Você corre o risco de infectá-los se decidir lavar o cabelo. Além disso, os folículos podem cair durante a lavagem.
- Use apenas xampus, loções e sprays medicinais nos dias seguintes – Caso contrário, você não terá tempo de descobrir se o cabelo cresce após o transplante ou não.
- Não lave em água quente e evite a alta pressão da água.
- Não seque a área transplantada.
- Proteja sua cabeça da luz ultravioleta.
- Tente não fumar – Fumar prejudica a circulação sanguínea e causa falta de oxigênio nos folículos.
- Não beba álcool pelo menos nas primeiras duas semanas – O álcool retarda significativamente a cicatrização das lesões e pode não ser compatível com algumas medicações prescritas no pós-transplante.
- Evite piscina, sauna e solário.
Nessas condições, os folículos criarão raízes rapidamente e novos cabelos começarão a crescer a partir deles.
Quatro estágios de crescimento do cabelo após o transplante
Se você acha que após o transplante poderá ver o resultado final imediatamente, está muito enganado. O transplante de folículo piloso é equivalente a uma operação cirúrgica, após a qual é necessário um longo processo de recuperação . A densidade total do cabelo poderá ser vista apenas um ano após o procedimento ou mesmo após 18 meses, já que varia de acordo com as características individuais de cada um e também depende do cumprimento das recomendações fornecidas pelo médico.
Vamos dar uma olhada em como o cabelo cresce após um transplante.
Duas semanas após o transplante
Nesse período, é muito difícil observar os resultados, pois a pele danificada fica vermelha e incha. Crostas podem se formar sobre ele, que em nenhum caso devem ser removidas. Mas o crescimento do cabelo ainda será perceptível. Você verá fios de cabelo nascendo que parecem saudáveis.
3 a 8 semanas após o transplante
Nesta fase, nossos pacientes estão em “estado de choque”, pois se deparam com uma perda abundante de cabelos transplantados. Esse fase, embora assustadora, é esperada e normal.
O processo de transplante é um procedimento traumático para os folículos pilosos. Provoca um “reboot” específico dos folículos para adaptá-los à vida em um novo local. Por volta da oitava semana, esse processo está completo e o crescimento saudável do cabelo começa novamente.
3 a 5 meses a partir da data do procedimento
A partir do terceiro mês, o cabelo cresce muito ativamente após o transplante. Mas não espere que eles comecem a aparecer como uma barba por fazer. A princípio, você verá uma penugem leve e esparsa. Isso não deveria assustá-lo. No futuro, o cabelo ficará muito mais grosso. O efeito se deve ao fato de que os folículos não podem “acordar” ao mesmo tempo. Eles fazem isso em ondas. Alguns folículos pilosos são os primeiros a crescer, enquanto outros estão dormentes. Então, com o tempo, outros folículos se juntarão a eles.
6 meses a 1 ano
Seis meses depois, o crescimento do cabelo após o transplante torna-se uniforme. A linha do cabelo adquire densidade e uniformidade. Neste ponto, você já pode ver o resultado. Mas o efeito final será perceptível apenas 12 meses após o transplante.
No final da última etapa do crescimento do cabelo após o transplante, você terá um lindo penteado que permite que você se sinta confiante.
Como ajudar no crescimento do cabelo?
O resultado da operação dependerá do cumprimento das recomendações do tricologista. Mas você pode acelerar o crescimento do cabelo após um transplante se seguir três regras simples:
- Revise sua dieta. Os folículos capilares precisam muito de nutrientes. Portanto, sua alimentação deve ter uma quantidade suficiente de carboidratos, proteínas e gorduras. Você precisa seguir uma dieta balanceada por pelo menos seis meses.
- Pode ser necessário a ingesta de algumas vitaminas, como biotina e vitaminas do complexo B por um período.
- Não use drogas estimulantes ou aplique produtos cosméticos no couro cabeludo sem a aprovação de um médico. Algumas pessoas acreditam que o cabelo cresce lentamente após o transplante e tentam acelerar o processo com tratamentos a laser, anabolizantes ou óleos. Isso leva à violação dos processos de recuperação e até à rejeição dos folículos transplantados.
Qualquer dúvida sobre a aceleração do crescimento do cabelo deve ser verificada com o nosso médico. Ele oferecerá maneiras seguras de estimular os folículos pilosos e dará outras dicas úteis.